Notícias

Semana começa com alerta de geada para a região sul do BR

Geada EmbrapaO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu para próxima madrugada um alerta de geadas moderadas para a região Sul e áreas do Sudeste do Brasil. Para os estados da região sul, além do aviso de geadas, a previsão indica ainda possibilidade de vendaval em áreas de produção agrícola.

De acordo com a meteorologista Andrea Ramos, do Inmet, após a passagem de uma frente fria pelo sul, os três estados têm previsão de geadas, podendo no pontos mais altos do Rio Grande do Sul serem registradas geadas de alta intensidade.

A tendência é que as temperaturas fiquem mais baixas em todo a região sul do país nos próximos dias. Os mapas de previsão de temperatura do Inmet indicam máxima de 10 graus até, pelo menos, terça-feira (26) nos três estados. Nos três estados os termômetros devem ficar entre 2 e 10ºC.

Veja o mapa de previsão de temperatura para o sul do Brasil:

Temperaturas Sul do Brasil - Inmet - 2505

Inmet tem alerta de geada moderada para os três estados
Fonte: Inmet

Após registrar bons volumes de chuvas na última semana, conforme indicavam as previsões, toda a região deve ter mais sete dias de tempo seco. A passagem da frente fria nos últimos dias levou certo alívio ao produtor que enfrenta problemas severos por conta da irregularidade de chuvas que atinge todo Sul do Brasil desde o ano passado.

Segundo os dados coletados nas estações meteorológicos do Inmet, nos últimos três dias, o Rio Grande do Sul recebeu as melhores chuvas, acima de 125 milímetros de precipitação em algumas regiões. Já em Santa Catarina e no Paraná, a parte leste dos estados receberam chuvas de até 25 mm. Nas demais regiões os volumes foram mais expressivos, entre 60 e 125 milímetros de precipitação.

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias:

Últimos 3 dias - Inmet

Últimos 3 dias - Inmet

Chuvas no sul do Brasil levam certo alívio ao produtor da região 

Fonte: Inmet

Alerta para São Paulo e Minas Gerais
A meteorologista destaca ainda que o norte de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais também têm alerta de geadas moderada para a próxima madrugada. Segundo Andrea, a massa de ar polar ganha força após a passagem das chuvas e o declínio de temperatura é esperado para os dois estados.

Importante lembrar que os trabalhos de colheita no sul de Minas Gerais estão em pleno acontecimento e produtores, assim como o mercado de modo geral, estão atentos às condições climáticas na maior área de produção de café do país. "O aviso é para condição moderada, mas em algumas áreas podem ser registradas geadas com intensidade forte", afirma a meteorologista.

Ainda há condição de chuvas para parte de Minas Gerais nas próximas 24 horas. De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, os volumes mais expressivos devem acontecer no norte do estado, entre 20 e 30 milímetros de precipitação. Nas demais regiões, a previsão é de que aconteça um declínio de 5 graus na temperatura.

Os mapas de previsão de temperatura do Inmet apontam temperaturas mais baixas para todo o estado de São Paulo até a manhã da terça-feira (26), com máxima prevista em 12º. O modelo indica ainda os valores mais baixos para o extremo sul de Minas Gerais, entre 6 e 10 graus na região sul do estado.

Veja o mapa de previsão de temperatura para o Sudeste do Brasil:

Temperatura Sudeste - Inmet - 2505

 Temperaturas mais baixas em SP e parte de Minas Gerais

Fonte: Inmet

FONTE: Notícias Agrícolas(Virgínia Alves)