Notícias

Soja argentina é mais competitiva que a brasileira

soja porto exportaçãoba931f9ecA soja argentina está sendo mais competitiva do que a brasileira no mercado internacional, principalmente para a China, de acordo com informações da TF Agroeconômica. “Nos mercados à vista, os compradores estatais chineses continuaram a favorecer o fornecimento da Argentina na sexta-feira, verificando os preços para embarques de abril e maio, depois de terem feito pedidos de dois carregamentos na quinta-feira", comenta.

“Os níveis negociáveis para remessa de maio da Argentina foram fixados em 148-152 c/bu sobre os futuros de maio na base CFR China, e 5 c/bu sobre os futuros de maio para a mesma remessa na base FOB. Para os grãos brasileiros, os prêmios em dinheiro ficaram estáveis com base no destino para a China, com os embarques de abril e maio oferecidos a 152 c/bu e 155 c/bu sobre os futuros de maio, respectivamente”, completa.

Nesse cenário, o indicador CFR China para remessa em abril da opção mais barata estagnou em 148 c/bu sobre o futuro de maio, equivalente a $ 567,75/t, queda de $ 6,5/t em relação à avaliação anterior. “Na origem, os prêmios FOB permaneceram estáveis em todos os três principais mercados. Os que estavam no mercado brasileiro de papel de Paranaguá para embarque em abril permaneceram inalterados em 8 c/bu em relação ao futuro de maio, equivalente a US$ 515,5/t. No norte, a mesma remessa do Golfo dos EUA foi avaliada em 81 c/bu sobre o futuro de maio, que equivale a US$ 542,25/t”, conclui a TF Agroeconômica, sobre o encerramento da semana passada.
FONTE: AGROLINK(Leonardo Gottems)