Notícias

Soja: colheita começa na Argentina, mas produtividade é a pior dos últimos 5 anos

soja colheita soja 8As chuvas desta última semana beneficiaram as lavouras de soja da Argentina, principalmente as implantadas mais tarde. As informações fazem parte do boletim semanal da Bolsa de Cereais de Buenos Aires. Ainda assim, a entidade não acredita em uma mudança na produção final, que deve ficar em 44 milhões de toneladas. A colheita da soja também começou, mas de maneira pontual.

A colheita da soja começou em algumas regiões na parte central da Argentina, afirma a Bolsa de Cereais. Por enquanto, a 1ª safra de soja não chega a 1% de área colhida. Na mesma época da safra anterior, o país havia colhido 6,8% da área. Entretanto, as produtividades estão abaixo da média dos últimos 5 anos.

“Nesta semana, importantes setores da área agrícola registraram chuvas de intensidade variável, melhorando o cenário para a segunda safra de soja. No entanto, para boa parte do centro do país, essa melhoria não mudará nada nos rendimentos esperados. Nesse cenário, mantemos a projeção de 44 milhões de toneladas.

No momento, 7% da área de soja está em situação boa ou excelente, 61% em situação normal e 32%, de regular a ruim. Em igual período do ano passado, eram 31% boas, 55% normais e 14% ruins.

soja

“Quanto à fenologia, 22,8% da superfície está em plena maturação (R8), detectando a presença de pragas nas áreas do Núcleo Norte e Centro Leste de Entre Ríos. Por outro lado, mais de 40% da área entrou na fase de enchimento de grãos (R5)”. diz a entidade.

FONTE: Canal Rural(Daniel Popov)