Notícias

Imea prevê área de soja do MT 3,31% (ha) maior para a safra 21/22

Porto Alegre, 6 de julho de 2021 – Com o plantio da temporada 21/22 de soja se aproximando, o Imea realizou a terceira estimativa de intenções de cultivo de soja, buscando avaliar as perspectivas para a área a ser cultivada na próxima temporada. Conforme levantado com os agentes de mercado e informantes, nas diferentes regiões de Mato Grosso, a estimativa de área foi acrescida em 3,31% ante a temporada 20/21, totalizando 10,81 milhões de hectares esperados para o ciclo 21/22.

Comparado com a estimativa realizada em jun/21, este levantamento apresentou acréscimo de 0,12%, mostrando o otimismo do mercado em relação ao grão. Os preços médios em altos patamares, somados à uma relação de troca com insumos mais favorável aos produtores continuam auxiliando na tomada de decisão no estado.

Além disso, os players (agentes de mercado e produtores) já possuem estimativas mais precisas neste mês quando comparado ao levantamento anterior, o que contribuiu com o acréscimo.

Com relação às regiões do estado, o aumento mais expressivo na área estimada é no Norte, com uma elevação de 15,85% se comparado à safra anterior. Um dos motivos para o destaque desta região é a possibilidade de conversão de áreas de pastagens para a agricultura, o que, aliado aos preços em maiores patamares traz boas perspectivas para a região.

Além disso, o Nordeste de MT apontou elevação de 4,34% ante à safra 20/21, o que representa um aumento de 83,81 mil hectares. Com relação às produtividades, para a safra 21/22 serão mantidas as 57,52 sc/ha do relatório anterior, variação de 0,17% acima do observado na temporada 20/21.

Desse modo, a produção de soja em Mato Grosso poderá alcançar os 37,31 milhões de toneladas na safra 21/22, um crescimento de 3,48% em relação à temporada 20/21. Vale ressaltar que, se confirmada essa projeção, será o maior volume produzido de soja no estado.

As informações constam na Estimativa de Safra do Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola.

Revisão: Rodrigo Ramos / Agência SAFRAS  -  Copyright 2021 – Grupo CMA

FONTE: Ssfras & Mercado(Rodrigo Ramos)